domingo, 29 de agosto de 2010

O Hi5


Ora bem o Hi5, quem sabe o que é o hi5 coloque o braço no ar.
Epah desculpem lá, mas o desodorizante ja foi inventado.
Passando á frente o Hi5 é um rede social, e tal um site para convivio social é quase uma religião das camadas mais jovens, por outras palavras é o melhor sitio para fazer amigos que nunca vamos ver... na vida.
O conceito é até relativamente simples: cria-se uma página de perfil, na qual pomos informações acerca de nós (idade, sexo, estado civil, altura, peso, gostos, etc. sejam elas verdadeiras ou não), colocamos umas quantas fotos nossas e estamos prontos para fazer “amigos”! A partir desse momento, os milhões de membros desta comunidade poderão ver os nossos formosos focinhos e se nos acharem piada adicionam-nos como “amigos”.

1- Profile
Aqui é a nossa própria página, onde poderemos ser quem quisermos! E vejam só – podemos inventar tudo sobre nós, espetacular não? até o nome ou o sexo (o que é, sem dúvida, uma boa opção no caso do nosso nome ser Antonieto Jusefino Raimirando)! Assim sendo, a tua mais recente “amiga” chamada: “Rakel_Loukinha_69” de Setúbal pode na verdade ser um “Paneleiro_Que_Te_Vai_Perseguir_E_Dilacerar_O_Anus_com o seu pénis de 30 centimetros” que mora a dois quarteirões de ti, e a tua “SexyGirl_18aninhos” pode até ser muito gira mas pesar mais 150 Kg do que pensavas. Espetacular!

Arrepio-me ao observar os nicknames que andam por aí no mundo das pitas e dos grunhos/mitras, e o Camões deve estar a dar voltas na campa dele. Temos a “AkEwA MuNiNaH Ki Ti AdoWa MuItuHhHhh” (não, o meu Caps Lock não avariou, isto é mesmo assim), o “Puto do Guetto – Props ao gang du bairruh!”, o “Emo_trixtinhuh_tenham_pena_de_mim”, a “PunkLady_Allstars”, e o mítico “Tesudo_19cm_mostra_vergalho_na_webcam”.
É também de extrema importância que no nosso profile inclua um pequeno texto sobre nós, no qual nos descrevemos como pessoas porreiras; e é ao ler estas “descrições”, escritas pelos utilizadores do Hi5, que nos apercebemos de como o mundo em que vivemos é belo – todas as pessoas de lá são “simpáticas, divertidas, brincalhonas, interessantes, amigas, felizes, solidárias”! O maior defeito que podemos encontrar numa descrição de um profile é; “sou um pouco teimoso” ou “ás vezes um bocadinho preguiçoso”. Nada de pessoas cínicas, hipócritas, sanguinárias, cruéis, violentas, ignorantes, mal encaradas, rezingonas, merdosas ou qualquer outro adjectivo que faça parecer que somos más pessoas, não, nao senhor.
Depois de colocarmos os nossos dados pessoais e a nossa descrição, deveremos colocar uma foto. A foto deverá mostrar os nossos maiores atributos (seja um par de mamas tamanho D, ou uns peitorais à ginásio, um grande traseiro, etc.). É também importante acrescentar “textos” (do mais ridículo que possa haver) às nossas fotografias tais como: “Eu Lolololol”, “Simplesmente Eu", lololol no comments XDXDXD” ou “Eu no WC a cagar aquilo tudo :D:D:D”). Depois disso, rezem para que o vosso focinho e corpo sejam engraçados o suficiente para que consigam fazer “amIGhInHux KeRIDOxxx"

2 - Utilizadores do Hi5
Em primeiro lugar com 35% de percentagem estão as pitas, os seus Hi5 exageradamente coloridos, cheios de paneleirices brilhantes, músicas e vídeoclips “da moda”, fotos delas cheias de poses dignas de uma revista Gina e comentários hipócritas das suas “amigas” tais como : “eX mt KidAh e FofInhAh dU tiPoh Di AmiGax Ki adOruhhh TeR lolololol XD XD XD DepOiX PaXa nUh MEU ProFile = ))) ExA BlUsAh fiCa tih meXmU Bemm!!!!! BeiJinHux FofUx, PoRta Ti MaL”. Basicamente querem apenas parecer umas "KIdaXx" ao comentar desta forma, mas na verdade estão cheias de inveja umas das outras. As pitas, regra geral, põem fotos que as favoreçam e façam parecer mais velhas para atrair “gajos bons” (traduzo novamente: gajos com aparência de D’ZRT, carro, popularidade, e Q.I. igual ao do pneu do carro).

Em segundo lugar e com 30% temos as aberrações do sexo masculino.Ora estes fazem o identico às pitas. Colocam fotos nas quais exibem os seus atributos mais importantes; (uma foto tirada pelo próprio aos seus peitorais, em frente ao espelho com o texto “Ai, tiraram me esta foto quando estava distraído, LOLOLOL!! Hihihihi! ;) ”) com o motivo de conseguirem arranjar “amigas” e, consequentemente, uma garota para levarem para a cama. Os grunhos tendem a ter o seu profile cheio de erros ortográficos dignos de um rapazola de cinco anos que entrou na primeira classe sem metade do cérebro (“cítio du custume”, “sinplesmente eu”, “eu num carro de vonbeiros”). Os Mitras/Basofes/Gunas tendem com ainda mais intensidade a por fotos suas em roupas “à hip-hop”, com uma qualquer arma numa mão e com um qualquer espasmo na outra mão que lhe coloca os dedos em posições que desafiam as leis da anatomia.
O meu comentario? È SÒ RAMBOS...

Temos de seguida os pedofilos e as putas com 13% dos utilzadores, estes mesmos sãoo que fazem comentarios do tipo: “Mostro o meu pau na webcam, adiciona-me.”, “Ai és muito fofa… Quero te comer LOLOLOL!” ou “Ai que fofinha que estás nessa foto, apesar de teres só catorze anos! Adiciona-me para nos conhecermos melhor! =)” (o que, na verdade, quer dizer: “És podre de boa, talvez eu te possa dar-te uma às escondidas já que não arranjo onde os despejar.”).

Seguem-se por ultimos com 2% os gajos e gajas normais, excepeto o facto de terem aderido ao hi5, sim esses mais tarde ou mais cedo descobrem que aquilo é uma grande merda e apagam o hi5.

3 - Funcionamento
Agora que já têm um belo de um profile e um mui rico grupo de “amigos” e ate ja estão com um sorriso merdoso na cara, começa a rotina – aceitar amigo, rejeitar amigo; pedir para ser amigo; ler comentários; postar mais uma foto; visitar profiles de amigos e comentá-los; deixar um comentário “fofo” àquela gaja boa que vos aceitou no outro dia na esperança que ela vos coma; etc.; etc

4 - Conclusão
O Mundo está cada vez mais mudado, cada vez mais estranho. Os estereótipos, as etiquetas, são cada vez mais comuns e seguidas, as novas religiões podem ser seguidas nas TV’s ou nos PC’s. Os média são Deus, a Internet, as revistas, jornais e televisão são os seus sacerdotes.
Neste jogo de popularidade está espelhado um mundo quase ideal e é esse o motivo do seu sucesso. Torna-se sem dúvida muito mais fácil ser-se quem se quer ser mas não se consegue, usar máscaras, adquirir e seguir modelos e fazer um “amigo” ou uma “amiga” sem termos que ter uma conversa com ela, bastando para tal carregar num qualquer botão que diga “aceitar”. Torna-se quase possível resolver todas as necessidades sociais do indivíduo.
O vício, o prazer dos jovens de hoje é o seguir etiquetas, ser-se social para se ser popular, o centro das atenções, um ícone aos olhos dos outros à semelhança dos seus ídolos. Parece que o prazer e o modo como o podemos obter está cada vez mais simples, bastando para tal uma dúzia de clicks e… “Reach out and touch friendship.”


“Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos.”

Um dia, talvez um dia isto mude! é

12 comentários:

  1. O meu nick no Hi5 é Maria Luna. O meu perfil é minimalista. Branco com um logótipo relativamente pequeno dos Nirvana no fundo. No "Sobre Mim" tenho apenas uma frase que estar lá ou não, é igual ao litro. Nas músicas favoritas tenho link para o meu last.fm. Nos interesses tenho 3 ou 4 palavras que nem fazem grande sentido, mas não são banais. A última fotografia que carreguei para lá é de uma cabrinha que encontrei nas férias. Também tenho fotografias minhas, mas nada de muito revelador; tenho medo de ser violada. Tenho vários comentários ao perfil, todos da mesma rapariga, ultimamente, e extremamente construtivos (ou talvez não, mas não são inúteis). E uso desodorizante de homem porque cheira muito melhor! Sou uma pessoa normal, Rikardo? :)

    ResponderEliminar
  2. Claudia
    Fico contente que tenhas gostado

    Luna
    Sim a principio penso que sejas normal, teria de te conhecer pessoalmente para fazer uma analise mais detalhada, mas penso que sim.
    Quanto ao teu hi5, pah nada a criticar! :)
    Quando ao desodorizante, acho que fazes bem, agora que falas nisso, os de homem são bem mais bem cheirosos!

    ResponderEliminar
  3. 1. Acho que tens um talento nato para a comédia escrita. Quem nao se rir a ler isto é a pessoa mais chata do mundo!

    2. Estou contente por aparentemente estar inserida nos 2% que apagaram o hi5 porque estavam cheios daquilo...mas dois anos depois fiz um facebook...isso tb conta?

    3. O desodorizante de homem não é mais "bem cheiroso", é apenas bastante mais forte e duradouro do que o das mulheres. A pessoa que os inventou deve ter achado que precisavam! Pessoa inteligente!

    Adorei, beijo

    ResponderEliminar
  4. Catarina
    Desde já agradeço o elogio, tenho de misturar á minha revolta um pouco de humor para não levar isto tao aserio e não entrar num estado profundo de tristeza.
    Epah já somos dois, eu tambem ja apaguei aquela coisa, o facebook é diferente, é mais adulto penso eu, lá nao temos que competir para ver quem tem mais comentarios etc

    Yap pois quanto a desodorizantes confesso que nao sou nenhum expert, e admito que os homens precisam mais, é justo trabalha-mos mais que vocês logo transpira-mos mais! hehe
    :D
    beijokas

    ResponderEliminar
  5. A mim nao me aquece nem arrefece. Vê o lado bom da coisa. Agora quando conheces uma pessoa e ela parece fixe á primeira vista é só ires ao hi5 dela para teres a certeza!

    ResponderEliminar
  6. * Esqueci me de te dizer...Gosto da imagem!

    ResponderEliminar
  7. Catarina
    Concordo planamente contigo, o hi5 é quase o lado interior de uma pessoa, pode-mos defenir a sua personalidade perdendo alguns minutos a ver aquilo.

    Eu tambem gosto da imagem, é muito forte!

    ResponderEliminar
  8. Eu já não tenho hi5 para aí há 3/4 anos. Aquilo tornou-se ridículo.
    Gostei do blogue, vou seguir. Agora está a dar erro e não consigo mas assim que conseguir, tens mais uma seguidora :D

    ResponderEliminar
  9. L
    Concordo contigo, ridiculo é uma palavra muito vaga para defenir aquilo, porque na verdade aquilo é mesmo uma merda, não pela rede social em si, mas pelas pessoas.
    Fico contente que tenhas gostado.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Ahahahahaha muito bom , verdade bem dita desde o começo até ao fim, acho que n tenho nada a acrescentar nem a tirar do teu texto :) tens jeito para a escrita e tambem para análise parabens rick-rick =D

    ResponderEliminar
  11. Adorei a esta critica humoristico-realista... :)
    Realmente concordo... em tudo...
    Eu poracaso tenho hi5...
    tem uma mascara que eu proprio criei com imagens existentes... confesso que talves um pouco exibicionista... mas ja a criei a uns 4 anos... tinha 14 na altura...
    tenho "Ŧabio ©osta" como nome de perfil, na frase de descriçao tenho uma dedicatoria a uma grande amiga minha...
    nos interesses mostra o puto revoltado que era...
    tenho tambem outra dedicatoria a uma amiga de que gostei e me deu tampa sempre, mas que me salvou quando pla primeira e ultima vez tive tendencias suicidas.
    nas citaçoes tenho la 4 frases...
    e o meu avatar e musica/video geralmente descrevem o meus estado de espirito no mumento...
    em relaçao aos amigos... nao dou mta bola akilo... honestamente ta mt apitalhado...
    se quizeres dar uma vista de olhos o endereço ta no final do comment...
    Gostava que me classificasses em que grupo me insiro ja que és do genero de criticos sem papas na lingua... :)
    tenho tambem facebook, mas ao facebook vou cerca de 2, 3 vezes por semana, ao hi5 é mais 1 vez por mes...

    ja tens um seguidor! :P

    Excelente Critica adorei mesmo.


    lightening.hi5.com

    ResponderEliminar