sábado, 11 de janeiro de 2014

Divisão Azul - Portugueses que combateram ao lado de Hitler



Já se escreveram ou tentaram-se escrever mais de 300 livros, sobre o tema da Divisão Azul, a grande maior parte publicados no estrangeiro, centenas de artigos à memória de ex-divisionários, mas em nenhum é mencionada a participação dos portugueses voluntários na Divisão Azul. 
 
Bandeira Portuguesa sobre o caixão, rodeada de Soldados Alemães

 E quem foi a Divisão Azul ?
Foram combatentes voluntários, que se alistavam em Espanha, provinham meritoriamente da Legião Espanhola que participaram na cruzada de 1936-1939. 
Alguns já tinham sido voluntários na guerra civil espanhola, combatendo ao lado dos nacionalistas e da Falange. Outros são jovens idealistas, arrebatados pelas ideias dominantes de luta contra a ameaça comunista. 

Ainda que a Espanha não tenha aderido oficialmente à II Guerra Mundial do lado da Alemanha nazi, o general Francisco Franco permitiu que voluntários se incorporassem ao exército alemão. Deste modo, podia manter a neutralidade espanhola enquanto, simultaneamente, recompensava Hitler por sua ajuda durante a Guerra Civil Espanhola. O Ministro de Assuntos Exteriores da época, Ramón Serrano Súñer, sugeriu a criação de um corpo voluntário, no princípio da Operação Barbarossa, e Franco enviou uma oferta oficial da ajuda a Berlim. Hitler aprovou o uso de voluntários espanhóis em 24 de junho de 1941. Os voluntários se apresentaram nos locais de alistamento de todas as áreas metropolitanas da Espanha. Os cadetes da Escola de Oficiais de Zaragoza se ofereceram voluntariamente em grande número.

Inicialmente, o governo espanhol se preparou para enviar cerca de 4.000 homens, mas mudou de idéia ao descobrir que havia voluntários suficientes para formar uma divisão completa (18.104 homens, dos quais 2.200 eram oficiais e o resto soldados). Segundo estimativas do embaixador alemão, era possível formar 40 divisões nesta convocação.



Como os soldados não podiam utilizar o uniforme do exército espanhol, adotaram um uniforme simbólico que abrangia as boinas vermelhas dos carlistas, as calças de cor caqui usadas na Legião e as camisas azuis dos falangistas, por causa disso começou-se a chamar Divisão Azul. Este uniforme peculiar era utilizado unicamente durante o trabalho na Espanha; no campo de batalha, os soldados usaram o uniforme cinza da Wehrmacht, ligeiramente modificado para mostrar na parte superior da manga direita a palavra «España» e as cores nacionais espanholas.
Em 13 de julho de 1941 saiu de Madrid para Grafenwöhr (Baviera) o primeiro trem de voluntários para passar cinco semanas de instrução. O corpo formado por estes voluntários ganhou a denominação de "250. Einheit spanischer Freiwilliger" Divisão de Infantaria do exército alemão, e foi dividido inicialmente em quatro regimentos de infantaria. Para se adequar à organização padrão do exército alemão, um dos regimentos foi eliminado, e seus efetivos se reintegraram nos três restantes. Os regimentos tomaram o nome das três cidades espanholas de onde procedia a maioria dos voluntários: Barcelona, Valência e Sevilha. 
Reportagem da visita dos oficiais portugueses à frente oriental em Agosto/ Setembro de 1942. 
As imagens foram publicadas na revista "Sinal" de Dezembro de 1942.

 Não são bem vistos pelos alemães, são irreverentes, cantam durante as marchas, namoram com as raparigas das regiões que percorrem. Cada um é uma história, mas acabam todos na Frente Leste, nas batalhas por Leninegrado. A maioria morre aí, em combate, ou nos campos de prisioneiros soviéticos. 


Alguns conseguiram sobreviver. Quantos? Poucos.
São hoje visto como figuras incomodas, que lutaram do lado errado. Ficaram esquecidos, vivendo entre nós sem, no entanto, os assumirmos como parte da nossa memória.



 E os Portugueses? Quem foram eles? 
Revista Visão - fala sobre alguns testemunhos
ainda que vagamente.

Existe uma e ntrevista de 1942. Ao lado das forças alemãs. João Rodrigues Júnior e Jaime Graça são dois dos portugueses que integraram o contingente de portugueses que passaram pelas duas guerras e são também dos poucos que deixaram alguns detalhes das suas histórias publicados na imprensa. Alguns sites/ blogs dizem que foi uma entrevista dada á revista AESFERA, a 23 de Agosto de 1942. Revista de  caráter totalmente pró Nacional-Socialista. O seu ultimo número, dava os pesamos, ao povo alemão pela morte do Fuhrer, Adolf Hitler, e encerrou a 8 de Maio de 1945, após o comité Aliado proceder ao apreendimento de bens de pessoas e empresas ligadas ao Eixo).

 No entanto outras fontem dizem que a entrevista a João Rodrigues Júnior surge nas páginas da revista “A Esfera”, ainda durante a 2ª Guerra, em Agosto de 1942.
Como legionário do “Tércio” diz ter passado pelos campos de batalha de Teruel, da Catalunha e do Ebro. Naquela publicação garante ainda que durante a guerra civil espanhola foi ferido duas vezes e numa delas ficou temporariamente cego. No final da guerra continuou a cumprir o contrato de cinco anos assinado com a Legião Estrangeira Espanhola.




Este rapaz, moreno e frágil, de 26 anos, que temos aqui conosco, tem muito que nos dizer:

Chama-se João Rodrigues Júnior e nasceu em Mafra. É pintor da construção civil, depois de ter cumprido o serviço militar, partiu para Espanha, onde havia começado a guerra Civil, e se ofereceu, para a Legião Estrangeira, no ano de 1936. Depois de se ter alistado, partiu para Melillla, para receber instrução de Legionário.
Entretanto começou a guerra contra a Rússia. E eu, que durante os anos da campanha espanhola comecei a saber o que são os bolchevistas e o que é a sua doutrina na pátria, decidi continuar a minha vida de legionário batendo-me contra eles. Assim logo que em Espanha começaram os alistamentos para a campanha da Rússia, ofereci-me”, conta João Rodrigues Júnior.

Na descrição que faz da viagem da unidade espanhola para a frente, refere a passagem pela França ocupada onde tiveram de usar as armas. “Um grande grupo, da qual faziam parte várias mulheres, apupou-nos e tentou assaltar o comboio. Tivemos que estrear ali as nossas armas – e vários caíram”, explica.


Rodrigues Junior
 Na Divisão Azul havia mais legionários Portugueses?
- Sim, uns quinze. Julgo que fui o único que sobreviveu.

Na divisão houve muitas baixas?
- Umas sei mil, mas a verdade é que a maioria foi devido ao frio. Imagine o que é lutar com 35,5 graus abaixo de zero!

João Rodrigues, explique-nos a sua vida em Berlim. Vê-se que pertenceu à divisão Espanhola, que na cruzada contra a Rússia comunista tinha o número 250, e também teve, ferido, num hospital de campanha, Alemão.
- Quando a Divisão Azul atravessava a França, o comboio foi atacado por muitos aviões ingleses que não nos acertaram. E quando passamos na parte Francesa não ocupada, um grande grupo, incluindo algumas mulheres, insultou-nos e tentou roubar o comboio. Depois de chegarmos à Alemanha, fomos para a frente de Leninegrado, onde estivemos quase um ano sob o comando de um grande militar: o Major Ramirez de Cartagena. Combatíamos sem parar e com alguma violência. Mas o nosso pior inimigo era o frio - tanto era que algumas vezes tínhamos que lutar só com uma camisa, debaixo de temperaturas inimagináveis, os casacos que nos haviam dado pareciam pedras.

O que pensa da organização da campanha na Rússia, no que toca a cuidados com os combatentes?

- Sobre isso, como em tudo o resto, eu que estive na guerra de Espanha posso dizer que era fantástica. Os alemães organizavam tudo de forma admirável, comida, munições, transportes, assistência a feridos, etc.

E os Russos?

- Os seus ataques eram constantes e muito violentos. Mas "aquilo" é totalmente diferente do que se passa no nosso lado. Atacam sempre muitos, muitas vezes com mulheres, velhos e crianças muito pequenas, e também morreram muitos, porque não utilizavam a nossa táctica de caminhar com alguma distância uns dos outros, em grupos pequenos. Aqueles que nós vimos, não eram bons militares, pois não tinham preparação nem organização militar. Posso dizer que independentemente de muitos que passaram para o nosso lado, muitas divisões Russas foram feitas prisioneiras por grupos nossos muito mais pequenos, como aconteceu no sector do rio Volchov, onde a desproporção entre vencedores e vencidos foi impressionante.

E que ideia lhe deixaram os russos?
- Horrível. Roupas más, fome, sujos. As mulheres, na sua maioria eram miseráveis. Sem qualquer charme, sem sapatos, muitas usavam "serapilheira" atada aos pés!...

Bom exemplo dos resultados de um estado comunista!

- É verdade. O que era bom seria que fossem lá comprová-lo, os que querem saber o que é o comunismo.


 Este português também teria de abandonar o combate quando uma úlcera obrigou à sua evacuação para Espanha.
Tratado e recuperado voltou a alistar-se na Divisão Azul. Fez novo treino na Alemanha, mas não voltaria à frente russa. Adoece de novo e é considerado"inútil para o combate". Em Agosto de 1943 está de volta a Espanha.
Ainda segundo o investigador Ricardo Silva (
investigador da Universidade Nova de Lisboa) Rodrigues Júnior faleceu em Janeiro de 1956.
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Em Junho de 1992 a revista do jornal “O Independente” trazia uma reportagem/entrevista com Jaime Graça, então com 79 anos, que também vestira as fardas do “ Tércio” e da Divisão.
Segundo relatava teria sido recrutado no Rossio, quando foi abordado para “ir trabalhar para Espanha”. Só tarde demais terá percebido que estava a engrossar as fileiras do Generalíssimo Franco. No país vizinho passou pelos campos de batalha de Toledo, Madrid e Ebro entre outros.

Foi ferido por duas vezes. Terminada a guerra civil, foi enviado para o Norte de África onde não ficaria muito tempo. Segundo conta depois de ter sido "enganado" no Rossio, foi obrigado a integrar a Divisão Azul que Franco mandou constituir em 1941. Um sargento tê-lo-à designado como "voluntário".

Queixa-se da comida, do frio e da guerra ao longo do tempo em que percorreu a Estónia, a Letónia, a Lituânia e a Ucrânia. Terminou a sua viagem às portas de Leninegrado onde volta a ser ferido, agora numa perna. Mais tarde adoeceu com um problema nos olhos que vai dar-lhe um bilhete para casa.


 Graça também realça a organização germânica em todas as áreas enquanto os soldados russos que viu eram uns “coitaditos”. Já as mulheres de todos os países por onde passou merecem-lhe os maiores elogios…
Os 40 graus abaixo de zero fizeram os seus estragos e o problema dos olhos agravou-se, levando a que fosse dispensado.
Em Espanha e levanta alguns milhares de pesetas -cerca de 200 mil, assegura - que tinham sido depositados na sua conta como soldo.
Estoura ainda em Espanha a sua pequena fortuna “na batota, nas mulheres, no vinho”. Regressa a Portugal quase como partiu, pregando um susto dos grandes à mãe:

Eu tinha perdido, há algumas semanas, a chapa que os militares utilizam no pulso (…), e alguém a enviou para a Embaixada espanhola, aqui na rua do Salitre. A minha mãe foi lá saber de mim e disseram-lhe que eu já tinha morrido. Mostraram-lhe a chapa e tudo. Depois quando eu apareci à frente dela, coitada, deu-lhe um chilique. Caiu no chã. Andava de luto e tudo”.

Nos últimos anos da sua vida lutava pela obtenção de um pensão junto dos governos de Espanha e da Alemanha, aparentemente sem grande sucesso


Mais Provas...

 A revista "VISÃO HISTÓRIA", no seu nº 21, em que nos conta a odisseia de 33 Portugueses que, durante a 2ªGM foram combater integrados na Divisão Azul, na «cruzada contra o bolchevismo»
Ricardo Silva relembra estes portugueses caídos no anonimato, até pelo regime do Estado Novo.
  



CANTIL DE FABRICO ALEMÃO PERTENCENTE A UM PORTUGUÊS

Por: Blog Viriatos Militaria
Parece incrível, mas é...um cantil Português encontrado na Rússia, na região de Leningrado..
Vale a pena contar a história deste cantil...este cantil pertence ao nosso colaborador Zé Marques, também ele colecionador. Tendo o Zé, conhecido um Russo em Portugal, também ele apaixonado pelo colecionismo militar, um dia perguntou ao Zé, se tinham estado Portugueses na Rússia....é que alguns amigos dele  tinham encontrado um cantil que aparentemente parecia ter um nome Português...inclusivamente os próprios Russos até pensavam que seria Italiano, pois os Portugueses nunca teriam estado na frente Leste...


O Zé ao ouvir esta história, mandou vir o cantil, até que um dia o tal cantil chega-lhe às mãos,...como oferta...Era a "cereja no topo do bolo"...Um dos objectos mais raros da história militar Portuguesa, pois o nº de voluntários Lusitanos não terá excedido os 200 homens. Temos a certeza que será mais fácil ganhar o "Euro Milhões", do que encontrar outro cantil Português, nas estepes geladas da Rússia longínqua!....


Acrescento que ainda o nosso amigo Russo, disse que junto ao cantil tinha sido encontrada também uma placa de identificação, em forma de Cruz. Infelizmente esta placa de identificação nunca chegou a Portugal. Pelo nº que apresenta, 9660, poderá facilmente ser encontrado o nome do soldado a quem pertencia.
Caberá aos arquivos Espanhóis da Divisão Azul, em Ávila, fazer a pesquisa.

Fonte: http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2013/09/2gmportugueses-na-whermacht-frente-leste.html

 NOTA: este blog, não pretende defender nenhuma ideologia politica ou religiosa. Apenas expressa aqui uma parte da historia pouco difundida. 




Fonte: http://aterrememportugal.blogspot.pt
http://caldasns.blogspot.pt/
http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2013/09/2gmportugueses-na-whermacht-frente-leste.html

20 comentários:

  1. interessante como artigo , eu sabia que alguns aventureiros jovens portugueses tinham la andado na segunda guerra mas nao sabia aonde , nem de que lado!! obrigado por partilharem este artigo!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico. Eu tinha a noção que os países neutros, também tiveram a sua cota parte na Grande Guerra. E sabia que o Salazar teria que servir ambas as partes para manter o seu portugalinho intacto.
    Infelizmente, talvez por culpa dele e de ocultar tudo e mais alguma coisa com o lápis azul, hoje pouco se sabe. Neutralidade é neutralidade, não se pode quebrar com este tipo de coisas. Talvez por isso saibamos tão pouco destes nobres guerreiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo trabalho Machinist. Sou muito curioso sobre este tipo de matéria. Treinei em várias zonas da França e jamais esquecerei dois lugares onde encontrei o nome de 2 portugueses mortos pelos alemães durante a ocupação e perguntava-me a mim mesmo ´porque foram eles mortos naqueles lugares e o que faziam ali, sabendo que uma dos homens fora executado pela Gestapo. Portugal continua a ter sim uma raça nobre e garanto-lhe que ela ainda não se extinguiu. Não sabemos mais sobre eles porque são geralmente poucos e discretos. Não nos esqueçamos que Napoleão também já tinha levado portugueses para Leste.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo seu comentário Jingo;
      Por acaso desconhecia que Napoleão tinha levado portugueses. Quanto a aos portugueses, nobres guerreiros, continuo afirmar que apenas vejo isso numa pequena minoria. Basta reparar na nossa juventude de hoje em dia, mas isso é um panorama geral, não só em Portugal. Ainda assim existem, uma mão cheia de aventureiros que ainda se alistam na Legião Estrangeira Francesa em busca de novas aventuras, e por lá são muito bem vistos.
      Obrigado e continue a visitar

      Eliminar
    3. Nobres guerrerios?
      Desde quando há nobreza em lutar junto com os nazistas?
      E pior, apanharam feito cães e ainda foram considerados de segunda categoria pelos próprios alemães...
      Que vergonha!

      Eliminar
    4. Caro Paulo;
      Independentemente do lado da historia que escolhemos, vale sempre realçar a coragem! Pois foram voluntários!!
      Se fossemos a condenar todos aqueles que combateram, porque escolheram o lado "mau" estaríamos a insultar basicamente todos os povos, desde os asiáticos aos europeus, as tribos de indios que se comiam uns aos outros.
      A historia é o que é! Não queremos enaltecer, posições politicas, apenas a coragem e ousadia.

      Eliminar
    5. Concordo plenamente

      Eliminar
  3. Mad Horse, acho que o segredo na altura era apropriado, o que não se compreende é não haver nada escrito em português após estes anos todos. Devias pesquisar alguma literatura estrangeira sobre este tema acho que encontrarás certamente coisas interessantes. Tenho um amigo Finlandês que diz que somos os MANOWARS , pesquisei e encontrei duas coisas uma alforreca e um navio de guerra :-) e isto levou-me à batalha naval de DIO e daqui a um livro que se intitula as 50 weapons that changed warfare, onde aparece o nosso navio. Desculpa o entusiasmo já me estqiuei demais.

    ResponderEliminar
  4. Era de esperar que ignorantes e analfabetos como eram os portugueses no tempo do ditador Salazar, gostassem de lutar contra a URSS que praticamente quase só venceu o nazismo. O povo em 2017 continua na mesma tanto a propaganda faz para isso,

    ResponderEliminar
  5. Fantásticas reportagens! Desconhecia essas facetas! Guerra total aos comunistas!
    Att

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neo nazista babaca!

      Seu ídolos apanharam como cães e os que voltaram vieram com o rabinho entre as pernas!

      Eliminar
    2. Caro Paulo;
      Uma vez mais, vergonha é você se esconder atrás de um teclado e vir insultar gratuitamente outros pontos de vista. Não gosta, passa a frente. Vá ver os teletubies e as suas séries americanas.

      Eliminar
  6. Respeito jovens idealistas, mas nesse caso específico parece que eles teriam pegado o caminho errado. Estamos hoje livres dos nazistas em grande parte devido aos esforços da Rússia/URSS, que perdeu cerca de 20 milhões (ou ainda mais) para poder expulsar Hitler (que foi derrotado lá, como foi Napoleão).

    ResponderEliminar
  7. Brasil (Lúdio Gonçalves): E agora estamos sendo assolados pelos comunistas/social democratas, que se disfarçam de "gente boa" e corrompem as pessoas, promovendo "programas sociais", que só servem para produzir zumbis escravos comunistas. AVE DIVISÃO AZUL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  8. Muito bom ler este artigo que fala da Frente Leste onde combateu meu avô António Teixeira (falecido).

    ResponderEliminar
  9. Que estes heróis nunca sejam esquecidos e que se comece a contar a verdadeira história do 3 reich.

    ResponderEliminar
  10. Fala-se, neste caso segunda guerra mundial, de combatentes voluntários portugueses na divisão azul. Mas não devemos esquecer a coragem do embaixador português que contra ordens do regime, salvou muitos da morte, sem usar uma arma. E recordo que em campos de extermínio nazis também morreram portugueses. À parte desta fase da história, o povo português (mescla de muitos povos der origem a Portugal) quando necessário é nobre. Nobre na guerra e na paz. Temos bons e maus cidadãos como qualquer outro país.

    ResponderEliminar