sábado, 3 de setembro de 2011

Ainda sobre a velocidade



Desde que nascemos somos absolutamente fascinados pela idéia de velocidade. São os super-heróis cuja principal característica é a velocidade; são os brinquedos dos parques de diversões, cujo atrativo é a velocidade; são os desportos, muitos deles tendo como objetivo apenas a velocidade. Por que? afinal, tanto deslumbramento pela velocidade?


Lá pela década de 90, aos dez anos de idade, encostada no banco de trás do velho Fiat do meu pai, decidi que gostaria de um dia conduzir. Decidi muito cedo, eu sei. Mas não resisti à cena: o meu velhote com uma das mãos no volante, com o seu braço esquerdo apoiado, folgado na janela, olhava para minha mãe e sorria, enquanto acelerava ao som de algum rock 70. O seu bigode balançava, os cabelos de minha mãe esvoaçavam. Era uma cena bonita, um casal bonito e um carro que corria e me deixava com frio na barriga. Enquanto meu irmão mais novo brincava com um brinquedo qualquer, eu debruçava-me entre os dois bancos dianteiros e ficava observando aquela máquina que fazia com que os nossos cabelos fossem ao sabor do vento. Eu sempre tive uma fascinação por carros, estradas e, principalmente, velocidade.

Fui, também, contaminada pelo gosto do meu pai por Fórmula 1 e Rally. Para além das performances de Ayrton Senna nos Grandes Prêmios, a minha mãe ensinou-me a admirá-lo porque ele era bonito e inteligente. Tudo bem, dizia eu. E os nossos domingos corriam ao som dos pneus do automobilismo. E desde ai, sempre que viajávamos, eu e o meu irmão fingíamos estar dentro dos carros de Senna, aqueles vermelhos e brancos da McLaren, brutal!! E cantávamos a música da vitória com aqueles intermináveis "tam tam tam". Era sempre a mais de 200kmh!
E se velocidade é fascinante para uma criança, para um adulto é ainda mais. O homem não somente quer sentir a variação da posição no espaço em relação ao tempo, mas quer entendê-la e desafiá-la. E é isso o que se tem feito ao longo de décadas. Por meio da ciência e tecnologia busca-se atingir os limites da velocidade, seja por terra, ar ou água. Seja em máquinas tripuladas ou não.
A velocidade de um adulto, a caminhar, é de cerca de 4 km/h. Numa corrida o homem pode atingir até 46 km/h, dizem que sim! Já os carros de Fórmula-1, por exemplo, podem atingir uma velocidade de 360km/h. Alguns engenheiros apontam que, na teoria, estes carros podem chegar a mais de 400km/h. Hoje, temos verdadeiros foguetes horizontais que quebram a barreira do som. É um desafio aos limites do nosso corpo. Mas é também uma forma de poder. É deliciosa e absolutamente tentadora. Mais do que isso: a velocidade integra a relação homem-máquina. É a busca do que há entre nós e a máquina que nós criamos.

Um gajo pode até ter sido um zé ninguem na escola, podia ate ter ficado sempre para ultimo no momento da escolha das equipas, podia usar oculos e levar empurrões dos miudos mais velhos e ate nunca ter tido uma namorada, mas desde o momento em que se ganha o euromilhões, ou se ganha mais de 5000 euros mensais nao se vai comprar um smart, desses que estão na moda, detesto-os, ja vos tinha dito? Eu pelo menos não o fazia! Compra-se sim um BMW ou um Mercedes ou então para parecer ainda mais fashion é um Ferrari, daqueles que nos seduzem só pelo som do motor, daqueles que nos fazem parecer o Leonardo Di Caprio ou a Angelina Jolie, e já ninguem olha para nós pelo que eramos na escola secundaria! Pah é a relidade, o homem e o carro, a maquina passam a ser um só, é como se fizesse parte de nós! E somos os maiores do mundo!!
Dizem que sim!
Já eu continuo por ai, sempre a 30! Talvez um dia ainda chegue aos 200, mas só uma, talvez uma vez! Ou até me deixe destas coisas dos carros e compre um avião a jacto, é, eu gosto de sonhar que sim!

Sejam responsaveis e conduzam com moderação!

Um abraço!




2 comentários:

  1. Ontem, em vários acidentes nas estradas portuguesas, num só dia, houve sete vítimas mortais - impressionante!

    ResponderEliminar
  2. continuas a escrever muito bem :)
    bjs

    ResponderEliminar