sábado, 23 de abril de 2011

Sobre as paixões e seduções



Um arquitecto contava que por exemplo viu quando tinha apenas dez anos, uma revista sobre arquitectura e ficou maravilhado. Um locutor radiofónico recordou que quando era adolescente destinado a tornar-se agricultor como o pai, ouviu um dia na rádio o tema Califórnia dreaming dos Mamas and Papas; soube a partir desse momento, que existia outro mundo á espera.
O mesmo se aplica aos coleccionadores e seguidores de mitos, impelidos pelo fascínio de possuir algo que adoram ou adorar algo que nunca vão conseguir possuir. E continuão a sucumbir, enquanto o objecto ou desejo conservar parte do mistério e tiver algo único aos olhos dessas pessoas.
Porém então se tudo pode ser sedutor, existe algum segredo ou causa comum? A resposta é sim; a força e a beleza.

A vida oferece-nos grandes doses de beleza a cada um de nós que por vezes só são compreendidas por algumas pessoas e não pela generalidade, enquanto outros são felizardos e apreciados pela maioria das pessoas.
Para estes últimos, chamados de favorecidos a vida torna-se mais fácil, devido ao chamado efeito de halo, como é designado pelos psicólogos, esse mecanismo de avaliação cognitivo, consiste em explicar que as pessoas de aspecto agradável são consideradas mais inteligente, honestas e benevolentes, ganham mais dinheiro, ocupam cargos importantes e casam com mais facilidade, em definitivo seduzem.
Só para ter uma noção, os bebes mais bonitos são os preferidos das enfermeiras e posteriormente por amas, educadores e professores.

Só para provar que a beleza física é um autentico detonador que funciona não só na vida amorosa mas também em todos os outros campos da vida, desde a moda aos negócios passando mesmo pelo âmbito jurídico, onde já foi demonstrado que uma testemunha bem parecida merece maior creditação para um jurado do que outra que não o seja.
Tal como disse Silvio Berlusconi; “ se o politico for jovem bonito e bronzeado, terás mais vantagens” sobre Barack Obama, num comentário infeliz, mas que no fundo tem a sua razão, será certamente mais fácil ser persuasivo no que toca á politica se o politico for bem parecido.
Os gestos a roupa e a atitude emitem uma mensagem que, bem trabalhada irá apoiar e moldar algumas arestas, estrategicamente na sua apresentação. A sedução diz muito sem dizer nada.
Ainda assim existem outros tipos de sedução, tal como os psicopatas que são seduzidos pelo sofrimento e pela dor dos outros. Para eles a maldade é sedutora.

Acho que para haver sedução, tem que haver mistério assima de tudo, misterio de algo intangível, de modo a que nos faça descobrir ou explorar para nos podermos apoderar da pessoa, pois o fascínio influecia a emoção. Todavia, há poços inesgotáveis dentro e fora de nós.
O invejoso é seduzido pelo invejado, o vaidoso pela lisonja, o soberbo pelo “eu”, o ciumento pelo inebriante ideia de encontrar alguém para as suas suspeitas.
Existe sempre alguém que iremos fascinar!
"Um dia iras encher um espaço com a tua presença, sorrirá, farás gestos com as mãos, tomarás lentamente um sorvo de bebida e alguém num canto ficará a olhar fascinado"

Rik

Sem comentários:

Enviar um comentário