quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A velhice


Os velhos sao capazes de ficar horas sentados ao lado uns dos outros sem dizer uma palavra sequer, o silencio por vezes é sagrado e até une as pessoas!
Fixam o olhar e a atençao num determinado ponto e mergulham numa nostalgia imensa, onde nenhuma palavra é dita nem precisa de ser, nao ha metáforas nem frases neste mundo que cheguem sequer aflorar a superfície que se sente ou o que se sentiu em tempos.
Por vezes sao distraidos pelos jovens activos e impacientes que quebram sempre o silêncio por entre sorrisos e gracejos.
Lembro-me que o meu avô uma vez me disse que a velhice é o auge da melancolia e a soma desta com a nostalgia é igual a dor, a dor de quem sentiu e nunca mais voltará a sentir, é um album de fotografias projectadas numa mente fragil, que tenta a todo esforço todos os dias recordar e tentar sentir um arrepio na espinha! È ouvir aquela musica e relembrar um momento, é cheirar um perfume e relembrar uma pessoa, é auto amaldiçoar-se por ter dormido noites a mais, ter beijado menos e trabalhado em demasia, a droga angélica do arrependimento ao contrario da cocaina nao se pode snifar!
As vezes sentia raiva de tudo, vocês provavelmente pensam que conhecem a raiva, frieiras continuas, o polegar que se martela, o patrao malicioso, a esposa e o melhor amigo a fazerem um 69 é tudo isto e mais além da sanidade mental!
As vezes recebe-mos visitas aqui no lar, e quando veem finalmente, gotejam malicias e tossem rancores, este odor da tristeza que persiste nas rugas da minha carne, ainda sinto as dobradiças da alma cada vez que vejo pornografia, selvagem de cor e forma, postura escandalosa de curvas ofensivas e petalas salientes!
Rikardo Ramos

2 comentários:

  1. Yep.E um dia seremos velhos,chatos e rezingões.Bom,eu acho que não vou ser!Vou ser uma chata curtida,sem placa é verdade mas curtida! ;)

    Beijo *

    ResponderEliminar
  2. Caramba como eu concordo plenamente contigo acerca deste texto.
    Está fabuloso.

    ResponderEliminar